30.6.09

Marcha Independente



A reportagem fotográfica do simpatizante e amigo Pedro Varela














A reportagem videográfica do marchante e membro-fundador da nossa Marcha,
Pedro Papi Cancela.

aqui

aqui
e
aqui



O magistral arco



A formatura em linha



Fotografia com admirador e sardinha




Pausa para descanso dos marchantes
(caldo verde e maduro tinto)



À sombra da fogueira



A Comissão agradece e enaltece a boa-disposição dos marchantes, amigos e simpatizantes da nossa muito querida Marcha.

Ontem fomos dois, hoje somos sete e amanhã seremos mil.
A Comissão Independente das Festas de São Pedro 2009

26.6.09

Trouver la famille sur le myface, bon ouais, facebook, c'est genial

Laura Urhausen, cousine


Jess Fernandes, cousine


Jess et Chris, cousins


Claudia Urhausen et Jess, cousines


22.6.09

Félicitations!







no chien qui fume, na rua do almada, infelizmente, não em paris.

Procurar alegria nos lugares mais tristes

Este fim-de-semana, workshop de origami (correu muito bem), feira do cânhamo na alfândega (fraquinha, fraquinha), feira medieval com vista para o rio douro (comprei mel de chocolate a um valenciano com sotaque galego, aspecto delicioso e sabor ainda melhor), jantar com demasiada sangria no taipas e feijões, na ribeira, domingo inteiro no quintal a ler os fantoches, jantar indiano à sombra das nossas árvores.


Hoje leio the end of imagination, da Arundhati Roy,

Amar. Ser amado. Nunca esquecer a nossa própria insignificância. Nunca nos habituarmos à violência indescritível e à disparidade grosseira da vida à nossa volta. Procurar alegria nos lugares mais tristes. Perseguir a beleza até à sua sepultura. Nunca simplificar o que é complicado nem complicar o que é simples. Respeitar a força, nunca o poder. Acima de tudo, observar. Tentar compreender. Nunca desviar o olhar. E nunca, nunca esquecer.

19.6.09

Não, não tenho pornografia japonesa.


Estou tão farta que me venham perguntar se tenho Hentai e Yaoi.

NÃO TENHO E NÃO TENCIONO TER.

Se vocês vissem o aspecto de quem me pergunta entenderiam.
Olhares cavernosos dirigidos ao fundo da loja (confundem a casa-de-banho com uma cabine?!), as típicas calças coçadas de fazenda castanha, a voz melosa de quem não fala com ninguém vai para mais de uma semana.

A menina conhece a loja erótica da Trindade?

(acabou mesmo agora de sair mais um cliente desiludido).

18.6.09

A SKIN TOO FEW




O brilhante documentário sobre Nick Drake, um dos melhores compositores do seu século.

(Passo dias inteiros a ouvi-lo)

16.6.09

Kanojo wa honto ni i ko de ne















O que se sente perante uma artista da qual se admira profundamente o trabalho, se aguarda quase dez anos para a ver tocar, ver cantar, sentir o timbre da voz, a delicada presença?
Com inesperada surpresa, soube da actuação de Tujiko Noriko no Porto apenas um dia antes da data do concerto e com a surpresa surge a incredulidade perante a novidade.
Domingo à noite na Ribeira, a névoa do rio a criar uma aura de mistério, poucas pessoas na assistência. Um ambiente íntimo, envolvente, é aquele que recebe a japonesa de Osaka.

Tujiko está de pé, corpo de boneca tímida, delicada, tão terna quanto concisa, enquanto canta em frente ao Mackintosh portátil, "Quando viajo não sei o que vou encontrar nos sítios onde toco. Esta cidade surpreendeu-me muito, é uma cidade bela".
As músicas sucedem-se demasiado rápido, a escolha recai nas melodias suaves e tranquilas de temas recolhidos um pouco por toda a sua discografia, desde o iniciático Keshou to Heitai, que remonta ao ano de 2000, ao recente Trust, editado em 2008.
Frequentemente comparada a artistas como Múm, Björk ou mesmo Fennesz, Tujiko revela uma identidade própria, um estilo minimal que Aoki Takamasa ajudou a cimentar, através da participação criativa em alguns dos seus álbuns.

No Mercedes assistimos a electrónica experimental, melodias sobrepostas em camadas etéreas. Em menos de uma hora é-nos apresentado sobretudo Trust, o recente disco editado em 2008.
Com voz suave Tujiko canta ''You're so Beautiful'', ''Pure'' e a frágil ''White'', toponímia musical delicada de uma artista que nos habituou a doces canções de embalar, que na rotina dos dias, nos envolvem e encantam.
Soube a pouco, sabe sempre a pouco, esta breve apresentação ao vivo, nesta que foi a primeira actuação de Tujiko no Porto.

14.6.09

TUJIKO NORIKO







HOJE NO MEU MERCEDES!

Só hoje soube esta grande notícia, uma das maiores vozes da electrónica experimental japonesa actua hoje na Ribeira, no meu mercedes (€7, às 23h).

Fennesz com saias, Björk japonesa, títulos demasiado simples para esta compositora-cantora, dona de uma voz terna e de um talento ímpar.



12.6.09

MARCHA INDEPENDENTE



Estimados associados e membros,


Com a aproximação das festas de São Pedro deste ano vimos anunciar a organização e estruturação da Marcha Independente.
Uma muita alegre notícia veio abalar a nossa época festiva: o nosso membro emigrante estará entre nós na grande noitada!, pelo que gostaria de saber atempadamente quem desejará participar na nossa rusga.
De entre o material resgatado da festa do ano passado conta-se um arco magistral e um apito.
Tal como no ano passado, até ao momento temos duas confirmações de participação
(eu e o Pedrinho).

De salientar que a nossa marcha é independente em todos os sentidos, dado não aceitarmos subornos da nossa muito distinta câmara municipal nem de qualquer outra entidade, movemo-nos apenas com a nossa vontade e devoção ao Santo.

Bem-hajam e VIVA O SÃO PEDRO!

A Comissão Organizadora das Festas de São Pedro 2009
MARCHA INDEPENDENTE

11.6.09

esta porra ao vivo é brilhante

Pedrinho







numa conferência
para a Radio France Info sobre as eleições europeias.
" sublinhei a situação de precariedade de trabalho em Portugal, com os recibos verdes a gangrenarem a nossa sociedade"

eu não fui votar, perdi a razão, pela primeira vez não sei quem merece o meu voto.
aliás sei, e muito bem, se estivesse em França teria considerado votar no partido anti-capitalista do Olivier Besancenot ou se vivesse na Suécia o Pirate Party seria o meu favorito (o terceiro partido sueco!).

Jag vill flytta till Sverige.






10.6.09

AMMA












Hoje, feriado de 10 de Junho, a Associação Hindu do Porto teve o prazer de receber Brahmachari Shubamrita Chaitany, discípulo de Sri Mata Amritanandamayi.

Sri Mata, mais conhecida como Amma [Mãe], é considerada em todo o mundo como líder humanitária em prol da paz e ajuda inter-racial.
A sua acção directa na recolha de fundos através da sua ONG melhora a vida de milhões de pessoas um pouco por todo o mundo, facto pelo qual
foi considerada pela ONU como “a única organização não-governamental capaz de promover um esforço humanitário completo em larga escala”.

Para Amma o amor é a solução entre os povos, os animais, a natureza, e ao longo da sua vida já abraçou vinte e oito milhões de pessoas, numa dedicação profunda ao próximo.

9.6.09

E agora sei que ouço as coisas devagar

Amo o caminho que estendes por dentro das minhas divisões.
Ignoro se um pássaro morto continua o seu voo
Se se recorda dos movimentos migratórios
E das estações.
Mas não me importo de adoecer no teu colo
De dormir ao relento entre as tuas mãos.

in "Dos Líquidos"


Dez anos decorridos da inesperada morte de Daniel Faria, o Palacete Viscondes de Balsemão, na Praça de Carlos Alberto, no Porto, alberga uma homenagem a este ilustre poeta.
Hoje às seis e meia, o meu amigo Neiva irá encenar O dia ao longo de Daniel Faria, leitura encenada que irá fechar o colóquio [foi muito bonito, quase perfeito].

hoje no armazém do chá



a banda do Kinorm, dos Ornatos, e do Ruizinho, dos Zen.
9 de Junho às onze.

(não fui, não cheguei a tempo. preferimos uma conversa tranquila na casa-de-ló, com tarde de maçã e chá de roseira brava).